logo_voz_de_feiraa

POLICIAIS EM CLIMA DE ANGÚSTIA E INCERTEZA.

Por Voz de Feira

A Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares foi aprovada. E vem tirando o sono dos Policiais Militares da Bahia.

A Lei 14.751 DE 12 DE 2023 foi sancionada com vetos de vários benefícios para a Categoria. Além disso, estabeleceu o retorno das graduações de 3º Sargento, 2º Sargento e 2º Tenente. O retorno destas graduações e deste posto poderá criar uma série de problemas para os policiais baianos.

Ocorre que o sistema de promoção de praças na Bahia está engarrafado. Neste sentido, um soldado leva em média 15 anos para ser promovido quando o estatuto prevê um período bem inferior.

Na configuração atual da Bahia, um soldado é promovido a cabo e posteriormente a 1⁰ Sargento e por fim a Sub Tenente. Com a nova lei orgânica terão que seguir a seguinte escala: soldado, cabo, 3⁰ SGT, 2⁰ SGT,1⁰SGT e Sub Tenente.O grande problema é que a desorganização no tempo de promoção poderá causar mais trastornos na vida dos policiais com a inclusão dessas graduações.

A grande questão é: qual o futuro dos soldados que já deveriam ser cabos e dos cabos que já estão próximos da aposentadoria (reserva) e aguardam a promoção de 1⁰ Sargento?

Serão novamente penalizados?

O futuro é incerto, esperamos que as autoridades sejam sensíveis com estes profissionais que protegem do pobre ao Nobre. Pois cuidar da segurança pública é também proteger quem protege, bem como, que a imprensa não fique em silêncio e exponha as dificuldades desses profissionais.

OUTRAS NOTÍCIAS